Em 2023, mais cinco milhões de pessoas passaram pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Segundo dados da ANAC, o CWB foi o
11º aeroporto mais movimentado do Brasil no ano passado. Mas como é possível manter um alto nível de excelência para tantos clientes? Ou ainda: como é possível alinhar a qualidade dos serviços com a sustentabilidade e economia?
A resposta para isso é uma iluminação de ponta. E como a iluminação pode mudar a experiência de um consumidor? Um lugar com fluxo luminoso adequado garante ao cliente que ele leia os detalhes do espaço como placas e sinalizações com nitidez e também navegue pelo ambiente sem complicações e com mais autonomia.
Além disso, a iluminação empregada no projeto do Aeroporto Internacional Afonso Pena conta com a tecnologia LED que, além de mais eficiente que a lâmpada convencional, proporciona um fluxo luminoso mais duradouro, econômico e sustentável.
A reforma da iluminação do aeroporto em parceria com a Silicon ocorreu em 2017, mesmo ano em que o CWB conquistou o lugar de melhor aeroporto do Brasil pela
Pesquisa de Satisfação de Passageiros e de Desempenho Aeroportuário. A pesquisa é trimestral e avalia os 15 terminais com maior movimentação do Brasil e que sejam responsáveis por 80% do fluxo de passageiros no país.
As luminárias utilizadas no projeto foram instaladas em diversas áreas, como o saguão principal e área de
check-in. Com a instalação modelo Acrich de 156W foi possível triplicar os níveis de iluminação. Antes, a luminosidade dessa área era motivo de frequentes reclamações, tanto de funcionários como de passageiros.
Outro aprimoramento gerado pela reforma foi a redução do índice de manutenção, eliminando os custos com reposição de materiais e liberando a equipe responsável para realizar outros serviços.
Nossa parceria com o Aeroporto Afonso Pena ocorreu no ano de 2017 e, com a substituição da tecnologia incandescente pela LED, o cliente pode optar por manter a iluminação existente ou substituir por novos modelos. Além disso, as luminárias podem ser devolvidas para a Silicon para reutilização ou reciclagem caso seja realizada a troca das luminárias.
Nossos drivers são equipados com a tecnologia DALI, que permite o controle dinâmico e personalizado da iluminação. Dessa forma, o aeroporto tem a possibilidade de alinhar as configurações de iluminação com os seus voos, de modo que os níveis de iluminação coincidam com a chegada de passageiros, economizando ainda mais energia.