ATUALIZAÇÃO Maio 10, 2021

Omeco

ESPAÇOS DE TRABALHO SEGUROS EM TODA A PRODUÇÃO

Em 2018 a empresa Omeco, pioneira e líder na fabricação de equipamentos para produção de laminados, decidiu transformar a forma como ilumina suas instalações na Cidade Industrial de Curitiba. O objetivo era reduzir os custos de energia, substituindo o sistema de iluminação com lâmpadas de descarga, vapor de sódio, por luminárias LED de alta eficiência. Um dos principais desafios foi acessar os 224 pontos de iluminação, localizados bem acima do chão de fábrica, sem interromper as operações do dia a dia. 

O cliente procurava um parceiro que proporcionasse junto com produtos de qualidade, a plena realização do projeto, desde o planejamento para desinstalação das antigas luminárias e instalação e programação das novas luminárias, com um retorno de investimento menor que 2 anos.

A remodelação foi realizada para satisfação total do cliente, a nova e inovadora solução de iluminação diminuiu a potência instalada de 103.060W para 15.600W, o que significa 85% de redução no consumo de energia. Isso foi possível devido a vários fatores, as lâmpadas de vapor de sódio estavam no fim da sua vida útil, emitindo luminosidade mínima, foi reduzido o número de pontos em 46% devido à má distribuição anterior e a otimização obtida no projeto luminotécnico, e devido à alta eficiência das luminárias Aston Pro somadas a utilização de lentes adequadas, diminuindo as perdas que eram gigantescas, em um barracão com alto pé direito.

O investimento teve um retorno de investimento de apenas 16 meses, muito menor que o esperado pela empresa quando tomaram a iniciativa do projeto. A nova iluminação aumentou a segurança e funciona com uma luz agradável, branca e com boa reprodução de cor em toda a fábrica.