ATUALIZAÇÃO Maio 10, 2021

Aeroporto Afonso Pena

O AEROPORTO AFONSO PENA OPTA POR ILUMINAÇÃO LED, UM ESCOLHA RESPONSÁVEL

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi o mais bem avaliado do país na Pesquisa de Satisfação de Passageiros e de Desempenho Aeroportuário. 

O aeroporto recebeu nota 4,72 em uma escala onde a pontuação máxima é 5. A pesquisa avalia a cada três meses os 20 aeroportos com maior movimentação do Brasil. Juntos, os terminais são responsáveis por 87% do fluxo de passageiros no país.

Um dos motivos para esse sucesso é a iluminação de led, o aeroporto tem como umas das principais prioridades reduzir o consumo de energia e crescer de forma sustentável. 

As luminárias foram instaladas em diversas áreas, como por exemplo o saguão principal, na área de Check In, onde foram instaladas luminárias lineares Acrich de 156W. Com a instalação desse modelo, mais eficiente que o antigo, foi possível triplicar os níveis de iluminação. Anteriormente a luminosidade dessa área era motivo de frequentes reclamações, tanto de funcionários como de passageiros. 

Outra melhoria proporcionada foi a redução nos índices de manutenção, eliminando os custos com reposição de materiais, e liberando a equipe responsável para realizar outros serviços.

Esse projeto foi realizado no ano de 2017 e com a atualização da tecnologia o cliente pode agora optar por manter a iluminação LED existente ou substituir pelos novos modelos, ainda mais eficientes, e as luminárias podem ser devolvidas para a Silicon para reutilização ou reciclagem.

Os novos modelos de luminária são considerados como uma boa escolha, pois possuem drivers com a tecnologia DALI, prontas para controle de iluminação. Dessa forma o aeroporto tem a possibilidade de alinhar as configurações de iluminação com os seus voos, de modo que os níveis de iluminação coincidam com a chegada de passageiros, economizando ainda mais energia.