ATUALIZAÇÃO Abril 16, 2021

Perkins Motores

62% de economia de energia e melhores condições de trabalho para os funcionários com a modernização da iluminação.

Com uma história construída em mais de 85 anos, a Perkins é um dos maiores fornecedores mundiais de motores diesel, uma empresa do grupo Caterpillar.

O objetivo da modernização era aumentar a eficiência do trabalho da fábrica, resultando não só em benefícios financeiros tangíveis, relacionados com o seu funcionamento, mas também na melhoria das condições de trabalho dos seus colaboradores.

A fabricante realizou a substituição da iluminação de toda a planta em 2015 com os produtos da Silicon Energy. Nos escritórios foram substituídas luminárias convencionais com 4 tubulares de 60 cm, 20 W cada, por painéis LED de 36 W. Nas áreas externas foram substituídos os refletores de vapor de sódio de 400 W por projetores de 135 W de potência. Para a linha de produção e estoques foi realizado um projeto novo, com nova distribuição de luminárias, adequando todas as áreas dentro das normas de iluminação. 

As novas luminárias conseguiram diminuir os efeitos de ofuscamento, desfavoráveis ​​aos olhos humanos, ao mesmo tempo em que aumentaram a intensidade da luz e unificaram a temperatura de cor.

No ano em que esse projeto foi realizado a Silicon utilizava a tecnologia coreana do LED AC, que não utiliza driver, e já proporcionava uma economia de 50 % a 65 % do consumo de energia. Níveis que outras tecnologias começaram a atingir somente ao final de 2017, enquanto no início do ano de 2021 os produtos da linha Audace Pro possibilitam uma economia de até 85%.

Com essa possibilidade a Perkins estuda agora a atualização de sua fábrica com luminárias Audace Pro e implantação de um sistema de automação.